Ensino

O Colégio Doutor oferece ensino de excelência da Educação Infantil ao Ensino Médio, proporcionando uma formação que vai além do desenvolvimento de competências técnicas. Com base em princípios sólidos, os estudantes são conduzidos em uma formação que visa a preparação para a vida em sociedade e para conquistar as melhores oportunidades.

Durante as aulas, o aluno tem a oportunidade de participar, questionar e argumentar sobre os temas ou conteúdos trabalhados. Os trabalhos em grupo acontecem com frequência, juntamente com vivências que desenvolvem a sensibilidade e a criatividade. Acreditamos que, além de conhecimentos, o cidadão do futuro deverá ser crítico, autônomo, capaz de pensar e agir com criatividade frente às diferentes situações.

 

Educação Infantil

A Educação Infantil do Colégio Doutor atende a partir do Nível 1. Nesta etapa as crianças recebem muito mais do que carinho e cuidado. Por meio de atividades lúdicas, elas fazem suas primeiras descobertas e são estimuladas para se desenvolverem em um contexto saudável, onde o brincar também ensina. Áreas verdes, parques, brinquedoteca e área coberta para socialização são alguns dos espaços que contribuem para uma educação de qualidade.

Projetos que estimulam todas as áreas do conhecimento são desenvolvidos de acordo com a faixa etária das crianças, tornando o aprendizado muito mais significativo.

A partir do nível 3 as crianças participam de aulas de alemão, criando um percurso formativo sólido e de grandes resultados no idioma. No Pré 1 iniciam também as aulas de inglês, com atividades lúdicas que acompanham o desenvolvimento da criança.

Ainda na Educação Infantil, as crianças iniciam o processo de alfabetização. O mundo letrado é apresentado com atividades prazerosas e respeitando o tempo de cada criança.

 

Ensino Fundamental I

Chegando no Ensino Fundamental I, o Colégio Doutor faz uma transição gradativa para que os estudantes se adaptem aos novos desafios.

Nas turmas 1º ao 5º ano, são desenvolvidas atividades motivadoras ligadas ao cotidiano, transformando o aluno em agente do seu próprio conhecimento. Nessas turmas também são oferecidas disciplinas que contribuem para o desenvolvimento integral do aluno: Alemão, Inglês, Música, Ensino Religioso, Artes, Educação Física, LIV e Robótica.

A partir do 3º ano do Ensino Fundamental o Colégio Sinodal Doutor Blumenau oportuniza a participação das aulas do Deutsches Sprachdiplom. Com cinco aulas semanais de Alemão, o Colégio prepara com excelência os alunos para obtenção do certificado de proficiência DSD I e II. Essa certificação abre um mundo de possibilidades para o aluno, como cursar uma universidade na Alemanha, participar de programas de bolsa de estudo e ter uma colocação diferenciada no mercado de trabalho.

Ensino Fundamental II

No Ensino Fundamental II do Colégio Doutor, a proposta envolve a busca do domínio dos conhecimentos escolares e a aquisição de valores, atitudes e habilidades para o exercício da

cidadania. O que fazemos vai muito além de ensinar. Envolve o apoio necessário para a formação de cidadãos que irão contribuir com a nossa sociedade.

Para tornar o aprendizado mais dinâmico, as aulas em laboratórios proporcionam aprendizado prático e a interação entre os estudantes. Clube de Leitura, Clube de Ciências, treinos esportivos e passeios de estudos complementam a formação desses estudantes.

O aprofundamento nos idiomas continua para garantir um percurso de excelência. Além disso, os estudantes são preparados para viver o Ensino Médio com autonomia e capacidade de construir um projeto de vida.

Ensino Médio

O Ensino Médio do Colégio Sinodal Doutor Blumenau tem como objetivo a aquisição de conhecimentos básicos, a preparação científica e a capacidade de utilizar as diferentes tecnologias relativas às áreas de atuação, bem como o desenvolvimento de capacidades de pesquisar, aprender, criar e formular, buscar informações, analisá-las e selecioná-las.

Novo Currículo

O currículo do Novo Ensino Médio no Colégio Doutor é constituído de Formação Geral Básica e Itinerários Formativos, sendo que os Itinerários Formativos são compostos por Ciclo Comum, Trilhas Específicas e Eletivas. Através da escolha dos itinerários garantimos a preparação para os processos seletivos vinculados ao Ensino Superior, alinhando a isso a experiência do estudo de diferentes áreas – para que o estudante possa se reconhecer e fazer escolhas assertivas para seu Projeto de Vida.

A Oratória e a Música complementam o currículo, além de aulões, passeios de estudos e palestras com diferentes profissionais que compartilham suas experiências e tiram dúvidas dos estudantes.

Uma vivência completa e que oportuniza que o estudante conclua a educação básica com uma formação sólida e que irá possibilitar o acesso as melhores oportunidades.

Contraturno

O Colégio Doutor também oferece o Contraturno do nível 1 ao 9º ano. As turmas são atendidas na Casa Doutor, um espaço privilegiado com área verde, parque e que oportuniza vivências práticas e muita interação. No Contraturno acontece a hora da tarefa, momento de estudo, realização de projetos pedagógicos, aulas de Inglês, Xadrez, Tênis de Mesa, Artes, Música, Educação Física e Dança.

Por meio de oficinas, projetos e atividades, os estudantes desenvolvem novas competências e habilidades, enriquecendo ainda mais o seu percurso formativo. Além disso, o Contraturno oferece todo o suporte necessário nas rotinas de alimentação, higiene e descanso, garantindo o bem-estar do aluno.

Horário das atividades

Das 11h45min às 18h15min (com tolerância até 18h30min).
Caso o aluno não seja buscado no horário limite estipulado (18h30min), será cobrada uma taxa adicional de permanência, prevista no Edital de Matrículas.

 

Abrir chat
1
Precisa de ajuda? Fale conosco!
Olá 👋
Podemos te ajudar?